DEFICIENCIAS NUTRICIONAIS
COBALAMINA (Vitamina B12)

Publicidade
A vitamina B12 é fundamental para o funcionamento normal de todas as células do corpo, especialmente para as do trato gastrintestinal, medula óssea e sistema nervoso, e para o crescimento. Está envolvida no metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas, e associada à absorção e metabolismo do ácido fólico.

Os excessos dessa não são absorvidos, e apesar de ser sintetizada pelas bactérias intestinais, não pode ser absorvida pelo cólon e, por isso, o homem deve contar com o suprimento dessa vitaminas através da dieta.

A deficiência de vitamina B12 causa a anemia perniciosa caracterizada por defeitos na produção de células vermelhas. Além das alterações sanguíneas, são comuns alterações neurológicas.

A vitamina B12 necessita estar ligada à uma mucoproteína no estômago (fator intrínsico), formando um complexo resistente à digestão intestinal, que posteriormente será absorvida. Assim, é comum a má absorção dessa vitamina na ausência do fator intrínsico, comum após gastrectomia (retirada do estômago) ou ileostomia (retirada de parte do intestino). Divertículos, infecções intestinais e outras síndromes de má absorção podem prejudicar a absorção da vitamina B12, sendo que tais condições são complicadas na deficiência do ácido fólico.

Os vegetarianos tem ingestão baixa desta vitamina e estão sujeitos à deficiência.

A vitamina B12 está presente nos alimentos protéicos de origem animal.

Fonte: Equipe Portal Nutrição
                         
Publicidade/Links patrocinados
SAIBA MAIS...
Sobre o Portal Nutrição  Fale conosco  Anuncie
©2004 . Todos os direitos reservados.