DEFICIENCIAS NUTRICIONAIS
ÁCIDO FÓLICO (Vitamina B9)

Publicidade
Participa de inúmeras reações metabólicas e é essencial para a formação dos glóbulos vermelhos e glóbulos bancos, e também para a formação e maturação da medula óssea.

Sua deficiência resulta em diminuição do crescimento, anemia megaloblástica e outros distúrbios sanguíneos, em glossites e distúrbios do trato gastrintestinal.

Pacientes com síndrome de má absorção tem a absorção do ácido fólico prejudicada. A desnutrição também pode prejudicar sua ação e utilização. As demandas serão maiores do que a normal na anemia hemolítica, leucemia, câncer e também concomitante à utilização de certas drogas, como por exemplo os anticoncepcionais.

Os indivíduos mais sujeitos à deficiência de ácido fólico são a gestante, particularmente no último trimestre e durante a lactação, a criança na primeira infância e os adolescentes.

A mulher que pretende engravidar deve iniciar a suplementação de ácido fólico 6 meses antes da concepção, já que o ácido fólico é fundamental para a formação da medula óssea do feto.

As principais fontes de ácido fólico são a levedura, fígado, feijões e vegetais verdes folhosos. Outras fontes são o leite, ovos, carnes magras e cereais integrais.

Fonte: Equipe Portal Nutrição
                         
Publicidade/Links patrocinados
SAIBA MAIS...
Sobre o Portal Nutrição  Fale conosco  Anuncie
©2004 . Todos os direitos reservados.