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Alimentos termogênicos ajudam na digestão

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"Nutricionista apresenta dicas simples para auxiliar o organismo durante o processo digestivo"

No inverno, é comum as pessoas fazerem refeições mais pesadas, que incluem massas, sopas e doces. Como resultado, temos os visíveis quilinhos a mais e indigestões, azias e mal-estar. A explicação é simples: como o processo digestivo faz o organismo gastar energia, comer pratos ricos em proteínas, carboidratos associados a gorduras e afins resulta em mais trabalho para nosso intestino. Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e maior o gasto calórico para processá-lo, acelerando o metabolismo naquele momento.

A boa notícia é que o consumo de alguns alimentos termogênicos estimula o funcionamento do intestino, acelerando este processo: "Eles aumentam o metabolismo e a temperatura interna corporal. Com isso, contribuem para queimar calorias e ajudam a emagrecer. Para terem efeito, devem ser introduzidos com regularidade no dia-a-dia", esclarece Fernanda Giannecchini, nutricionista da Onodera. Os principais alimentos termogênicos são a pimenta caiena (aumenta a circulação, melhora a digestão e aumenta a temperatura do corpo), o gengibre (aumenta o metabolismo em 20%) e o chá verde (acelera o trânsito intestinal e aumenta o metabolismo).

Outros alimentos que auxiliam a digestão é o grupo das fibras, presentes em frutas, hortaliças, farelos integrais (milho e trigo), grãos, nozes, castanhas, amêndoas, amendoins, leguminosas (ervilha, feijão e lentilha) e arroz.

Na hora da sobremesa, é essencial trocar doces por frutas, que, além de mais saudáveis, não são calóricas. Abacaxi, mamão e maçã são boas dicas. "O abacaxi, por exemplo, apresenta a bromelina que é um excelente digestivo e antiinflamatório natural. Possui altas concentrações de vitaminas A, B e C e é ótima fonte de cálcio", explica. Castanhas, sementes e grãos são também ótimos digestivos, quando ingeridos em pouca quantidade, e contribuem para manter o organismo saudável.

Por fim, é fundamental ingerir líquidos, água em especial. O chá verde, por sua parte, reduz a absorção de açúcar no sangue, inibindo a ação da amilase (enzima responsável pela digestão de carboidratos), acelerando o trânsito intestinal e a queima de gorduras. Fica, portanto, o último conselho da nutricionista: "Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo, mas comer frutas como o mamão ou tomar chás para ajudar na digestão ainda não tem eficácia comprovada em estudos", alerta.

Fonte: Fernanda Giannecchini, nutricionista da Onodera
  
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